17/03/2009

Festas, escolha seu tema

Quem nunca foi a uma festa com tenda de circo montada, muitos palhaços e pirulitos? E a uma festa à fantasia, ou ao chá de cozinha de uma amiga querida? Tenho certeza de que a maioria de nós já participou de uma linda ceia de Natal em que não faltaram a tradicional e simpática figura do Papai Noel, trenós, bolas, estrelas, ursos em árvores recheadas de luzinhas. Também já fomos a reuniões de família feitas na hora do almoço em que o coelhinho da Páscoa parecia “virar os olhos” com o cheiro dos ovos de chocolate espalhado pelo ar. Esses são exemplos simples de festas temáticas e que fazem parte do nosso calendário. Vamos pensar em festas com decorações diferentes ou não tão comuns. Celebrar é uma delícia e motivos não nos faltam, portanto é só pensar em alguma coisa diferente para surpreender os convidados. Não existe mistério.
Supondo que o verão seja a época de comemorar o aniversário de alguém, que por coincidência tem uma linda casa de praia. Que tal pensarmos em Luau, que também poderia acontecer numa casa da cidade, porque o cenário seria montado onde quer que seja. Primeiro fazemos a lista, e pensamos no modelo do convite, que em se tratando de uma festa temática deve já estar dentro do contexto do tema escolhido. Por exemplo, o cartão do convite, neste caso poderia ser posto num envelope de tecido (chita) estampado bem colorido ou impresso num cartão em formato de uma flor que poderia ser um hibisco.
Os convidados seriam esperados por alguém distribuindo colares de flores e taças com marguerita. Arranjos de flores tropicais, toalhas coloridas, velas espalhadas pela casa e mesas. O cardápio teria que ser adequado ao clima. Saladas variadas e pratos a base de peixe ou algo exótico com temperos mais picantes, sem exagero, é claro. Frutas decorando os aperitivos e arranjos de frutas pela casa seriam totalmente adequados. A música não precisa ser típica, mas sim animada para motivar os convidados a dançarem e se divertirem. Uma apresentação de um grupo dançando ula- ula sem dúvida seria muito divertido.

Cores também podem se transformar num tema. Por exemplo, uma festa em branco e preto. O convite poderia ser em papel preto com a escrita em branco e solicitando no mesmo, que os convidados também viessem vestidos com essas cores. Não é tão complicado já que toda mulher tem um vestido preto, bastando optar por detalhes brancos, como por exemplo, um colar, uma flor etc. Pratos brancos com sousplat pretos ou vice-versa e rosas brancas ou mesmo flores vermelhas ficariam perfeitas. Fotos em preto e branco e tecido listado podem ajudar na decoração. O prata também poderia ser escolhido como cor de algum detalhe assim como espelhos. As forminhas de doces seriam em branco e preto. A música iria desde baladas, canções românticas, blues e músicas mais animadas para agitar a festa.
Mudando totalmente poderíamos sugerir um lindo chá de bebê ou batizado com bexigas no teto de uma cor sugerindo o sexo do bebê, urso para mesa e a mesa de lembrancinhas que poderiam ser, por exemplo, chaveirinhos de urso. O convite em babador, os sucos servidos de uma maneira sugestiva, como em mamadeiras com canudinhos. Pirulitos grandes e coloridos ajudam a decorar. Flores não podem faltar.
O importante é aproveitar o momento de alegria e magia, que este tipo de festa proporciona.
* Por Amelinha Amaro - colunista da Revista Festa Viva

Um comentário:

  1. Amo ler as matérias de Festa Viva!!! São todas de muito bom gosto e estilo.

    Beijos

    ResponderExcluir