01/03/2010

Vinhos no verão

Com as altas temperaturas, dúvidas comuns surgem sobre o consumo de vinhos. Perguntas como: “Será que devo deixar de lado os tintos e priorizar os rosés?” e “Qual tipo de vinho pode ir à geladeira?”, angustia os consumidores que não querem abrir mão do prazer da bebida no verão. Para acabar com o dilema, confira algumas dicas de Mauricio Leme, sommelier da World Wine.

Rótulos ideais para as altas temperaturas
Rosés, brancos e espumantes são os mais indicados por serem servidos mais gelados, e também por terem como característica principal o frescor, trazido por sua agradável acidez.

Vinho tinto no calor?
Tintos podem ser tomados no verão, mas para isso alguns cuidados são necessários. O principal cuidado é quanto à temperatura, que deve variar entre 16°C e 18°C. Por isso, uma adega climatizada é ideal, mas, caso não tenha uma em casa, vale colocar a garrafa em um balde com gelo por 5 a 7 minutos.

Geladeira X Vinho
O vinho pode sim ser resfriado em geladeira, porém não deve ser mantido nela por muito tempo. Já o freezer deve ser evitado, pois o choque térmico é muito grande e acaba “estressando” o vinho.

Temperatura na hora de servir
Caso esteja servindo um vinho branco, rosé ou espumante a melhor maneira é mantê-lo em um balde com gelo e água. No caso de tintos, a indicação é deixar um balde de gelo pronto, ao lado da mesa, para ajustar a temperatura do vinho, caso ele esteja muito quente. O procedimento consiste simplesmente em colocar a garrafa por apenas alguns minutos, até ele retornar a temperatura correta.

Vinhos na praia
Vinho na praia é uma ótima idéia! Espumantes e vinhos brancos trazem grande frescor e são ideais para serem degustados em um dia quente de verão. Para manter a garrafa fria a melhor opção é um isopor com gelo e um pouco de água.

Temperaturas de serviço:
- rosé: 11°C e 14°C
- branco: 10°C e 12°C
- espumante: entre 6º e 10º

www.worldwine.com.br

11 3383.7477

Nenhum comentário:

Postar um comentário