26/01/2010

Vinhos: Verão Pede a Leveza dos Brancos e Roses


Embora a preferência do brasileiro seja pelo vinho tinto, hábito que está mudando gradativamente, os vinhos brancos e rosés combinam mais facilmente com o verão. Ambos tendem a ser mais leves no corpo e suaves em sabor, além de serem servidos em temperaturas mais baixas, características que casam perfeitamente com bebericar à beira da piscina, na praia ou mesmo para acompanhar uma refeição leve de verão.

O paradigma nacional de que vinho é bebida de inverno vem sendo quebrado e muita gente está descobrindo que vinho também é a cara do verão. Para quem está aproveitando o calor dos trópicos jogado na areia de uma das praias de nossa costa, é perfeitamente plausível trocar a velha cervejinha por uma taça de vinho e refrescar-se.

No calor desta estação, onde os tintos tendem a sair um pouco de cena, a Domno do Brasil, empresa da Família Valduga, importa os argentinos Tomero da premiada vinícola Vistalba, cuja linha inclui dois brancos e um rosé: Tomero Sauvignon Blanc, a novidade Tomero Torrontés e Tomero Rose, todos comercializados com preço em torno de R$47,10.

O Tomero Sauvignon Blanc é elaborado 100% com uvas Sauvignon Blanc e apresenta cor amarelo palha dourada, forte aroma de frutas cítricas e tropicais e revela bom equilíbrio entre a acidez e a fruta.
Já o Torrontés, trazido ao Brasil pela primeira vez pela Domno, é feito também com 100% de uva Torrontés, é de cor amarelo brilhante, seus aromas lembram flor de jasmim, de laranjeira e rosas, promovendo um frescor na boca e notas minerais.

Os vinhos rosados serão o hit do verão. O Tomero Rose é o vinho da moda. Um tipo de vinho até então discriminado passou a ser sucesso no mundo com sua elegância e diversas nuances de rosa. Aproveitando a onda dos espumantes rosés, suas produções foram aprimoradas e esta linha passou a ser a estrela de muitas vinícolas. Os rosados são vinhos mais leves pois há pouco tempo de contato da casca com o mosto, deixando a cor mais clara. Já seu processo de produção é igual ao dos vinhos brancos, imprimindo-lhe características semelhantes, como o frescor e leveza.

O Tomero Rose é produzido com a uva ícone daquele país, a Malbec. Cor rosada com reflexos violáceos, de nariz profundo com notas de frutas maduras preservadas. Na boca se apresenta com cremosidade obtida a partir do equilíbrio entre a acidez e o açúcar residual. Ambos combinam bem com alimentos leves, típicos de verão como as saldas, frutos do mar, peixes e carnes leves.

Enfim, basta eleger branco, rosé ou os dois, curtir e brindar as altas temperaturas do lado de baixo do Equador!

Domno do Brasil
http://www.domno.com.br
tel.: (54) – 3462 3965

domno@domno.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário