22/01/2009

Leve como o verão

O verão pode ser uma bela época para programar uma festa!
Mas, a estação pede alguns cuidados especiais para quem organiza as celebrações, seja um almoço na residência ou uma mega festa no campo, a começar pelo cardápio a ser servido. Para garantir o bem-estar dos convidados é válido investir em opções leves de saladas e sobremesas que condigam com as altas temperaturas.
Aqui vão duas sugestões - COM RECEITAS - de pratos ideais para integrar um menu de verão.
Aproveite!


*foto Lucas Fonseca
Salada Ano Bom (receita por Mônica Ortiz)

Ingredientes
1 radicho
1 alface-frize
1 rúcula-baby
1 manga palmer
Morangos
2 carambolas
Amoras
Framboesas
Flores Comestíveis
Melaço de Roma

Modo de preparo
Lave todas as folhas, arrume-as em um prato bem legal. Corte as frutas dispondo-as por cima das folhas. Regue com o melaço e enfeite com as flores comestíveis.

Bavaroise de abacaxi, iogurte e blueberry (receita Aguzzo Café e Cucina por Alessandro Oliveira)

Ingredientes
8 fatias de abacaxi
1 pote de iogurte natural desnatado
2 claras em neve
4 colheres (sopa) de açúcar ou adoçante
12 g de gelatina sem sabor
Folhas de hortelã
16 blueberrys para decorar

Bravaroise - Preparo
Coloque quatro fatias de abacaxi em uma assadeira, polvilhe açúcar e leve ao forno bem quente, por aproximadamente 20 minutos. Deixe esfriar e reserve. Pique em cubinhos as quatro fatias restantes, misture ao iogurte uma colher de sopa de açúcar ou adoçante, incorpore as claras delicadamente e por último a gelatina, previamente hidratada com um pouco de água e dissolvida em banho-maria. Coloque em forminhas individuais redondas e cubra cada uma com as fatias reservadas, leve à geladeira por 40 minutos.

Caramelo – Preparo
Em uma panela coloque as duas colheres restantes de açúcar e deixe dourar em fogo baixo, adicione ½ xícara (chá) de água até que dissolva o caramelo e tome consistência. Reserve.

Montagem
Coloque as bavaroises em pratos individuais, decore com as blueberrys, o caramelo, as folhas de hortelã picadas e algumas folhas do abacaxi.

Rendimento: 4 porções

Um comentário:

  1. Olá!
    Irei me casar em novembro, e gostaria de saber o que você acha quanto a servir um coquetel, com barman e bailinho depois?
    é muito simples?
    a cerimonia será as 17:15h.
    obrigada!

    ResponderExcluir