19/11/2010

Consciência ecológica e festas!

Não é novidade pra ninguém a onda de sustentabilidade que atingiu o planeta. Afinal de contas os danos causados pelo homem ao meio-ambiente, ao longo de centenas de anos, são facilmente percebidos, hoje.
O verão não é mais verão, e sim uma estação de tempo instável, assim como as outras estações do ano. E nós sofremos cada dia mais com esses impactos. E você deve estar se perguntando o que a Festa Viva e eu, leitora da revista tenho a ver com isso? Eu lhe repondo, sem pestanejar: TUDO A VER!
Não basta reciclar o lixo, se você continua a produzir sem controle algum. E quando você dá uma festa, recebe os amigos em casa, e pensa em tudo o que não pode faltar na sua comemoração, você precisa incluir na lista de checked alguns eco-itens como:
1 - As compras que fizer leve em ecobags. O mundo produz cerca de 500 bilhões de sacolas plásticas/ ano, quase 1,5 bilhão/dia. No Brasil, são distribuídas 1 bilhão de sacolas plásticas/mês somente nos supermercados. Isso equivale a 66 sacolas por pessoa. Cada sacola leva até 300 anos para se decompor.
2 - Use peças não descartáveis para servir a comida e a bebida. Não tenha dó de usar o aparelho de jantar de louça, o faqueiro que ganhou de presente de casamento e aquelas lindas taças que enfeitam a sua cristaleira...
3 - Compre alimentos produzidos na sua região para abastecer o cardápio da celebração. Fazendo isso, além de economizar combustível, você incentiva o crescimento da sua comunidade, bairro ou cidade.
4 - Convide pelo telefone, ou pela internet. Dê convites apenas aos mais próximos. Se esse for o seu estilo e você quiser inovar. Mande um e-mail, ou quantos quiser para convidar as pessoas. Ou telefone.
5 - Informe-se sobre a política ambiental das empresas que você contrata. Ainda que a prática esteja se popularizando, muitas empresas ainda pensam mais nos lucros e na imagem institucional do que em ações concretas.
Eu penso que é assim, com alguns gestos que contribuímos para um mundo melhor, se não para nós, mas certamente para as próximas gerações, os nossos filhos. Falar de ecologia não é clichê, é PURA NECESSIDADE. Precisamos de um mundo saudável, do contrário nós é que entraremos em extinção.

Um grande abraço e um ótimo fim de semana. De muito sol! Afinal de contas estamos quase no verão.

Juliana Centini
Editora-chefe da Festa Viva

Nenhum comentário:

Postar um comentário