25/03/2010

Receita de Bacalhau que harmoniza com vinho italiano

Degustar uma bela refeição acompanhada por um vinho muitas vezes é tida com uma tarefa difícil, pois são diferentes temperos, texturas, cheiros e gostos que precisam ser combinados. “O segredo de uma boa harmonização está em manter o equilíbrio entre o prato e o vinho que o acompanha, pois eles devem se completar e não se sobrepor”, explica Gianni Tartari, sommelier da Enoteca Fasano.

E, para ajudar os gourmets nessa Páscoa, a Enoteca sugere uma receita de bacalhau de fácil preparo: o “Baccalà alla Romana”, criada por Salvatore Loi, Chef do restaurante Fasano, a ser saboreada com um vinho Di Lenardo Merlot 2007, escolhido por Tartari. Este vinho é produzido por Massimo Di Leonardo, em Ontagnano, no nordeste da Itália. “Ao nariz nos conquista pelo equilíbrio dos aromas de ameixas maduras. Ao paladar, ele é macio e de rica textura. Seus taninos são muito aveludados o que o torna um companheiro muito interessante para esse receita deliciosa de bacalhau”, completa o sommelier.

Ficha Técnica do Vinho:
Di Lenardo Merlot 2007Produtor: Di LenardoRegião: FriuliPaís: ItáliaUvas: Merlot
Valor: 70,00

Receita:
Baccalà alla romana - 4 porções
Ingredientes
1 kg de lombo de bacalhau dessalgado
200 ml de molho de tomate
30 ml de azeite de oliva extravirgem
2 cebolas-roxas em cubos
50 g de uva passa branca hidratada
4 tomates, sem pele e sem semente, em cubos
30 g de pinoli assados
½ maço de manjericão picado

Preparo:
Numa assadeira, coloque o lombo de bacalhau temperado com sal e pimenta e o molho de tomate cubra com papel alumínio, e asse à 200ºC por uns 20 minutos aproximadamente.
Numa frigideira, aqueça o azeite e doure a cebola a cebola. Junte a uva passa, o tomate e, por último, os pinoli e o manjericão.
Distribua o lombo de bacalhau em pratos individuais e junte o conteúdo da frigideira sobre ele.


Enoteca Fasano
Rua Amauri, 255, (11) 3168-1255, São Paulo.
São Conrado Fashion Mall, tel. (21) 2422-3688, Rio de Janeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário