13/11/2008

Imprevistos acontecem


Imprevisto. A palavra gera temor quando se está às vésperas de um evento, seja no papel de anfitrião, seja no de organizador. E, acredite, a frase “Imprevistos acontecem” pode se aplicar a eventos. Evitá-los é o ideal, mas frente a eles, só resta minimizá-los de forma elegante. A consultora de noivas e etiqueta Gianine Luiza já passou ilesa por vários deles. E por outros nem tanto. “É difícil acontecer imprevistos quando uma festa é bem organizada, porém não estamos totalmente livres deles. A melhor forma de lidar é tendo calma e discrição. Aqui entra a experiência do profissional que está no comando da festa. Sabendo conduzir e resolver a situação, ele poupará os anfitriões de um susto ou de um estresse desnecessário”, conta ela.
Gianine lista os acontecimentos inesperados mais comuns: excesso de convidados; chuva; atraso de profissional/serviço; emergências médicas, etc.

Na sequência, as situações mais comuns e o antídoto contra elas:

Receber mais convidados do que o previsto - “O R.S.V.P. (confirmação antecipada da presença) existe para ser feito mesmo!”. A consultora explica que é um serviço de investimento pequeno dentro do orçamento festivo e de fundamental importância. “Ele permite que seja feita toda previsão da festa, baseada no número de convidados confirmados”. Caso não tenha havido este cuidado, ou se mesmo com ele existam os ‘bicões’, a dica é não se preocupar em demasia. “O melhor é deixar a festa correr conforme programado. Normalmente há uma folga de 10% no bufê, ou ainda, não serão tantas pessoas a mais ao ponto de faltar comida ou bebida”.

Chuva em evento a céu aberto e sem cobertura – A previsão do tempo pode falhar, mas organização, não. “É regra: sempre que fizermos um evento em local aberto, devemos ter uma cobertura ou uma segunda opção para o caso de chover. Nunca devemos confiar no tempo e sempre estar prevenidos para que uma chuva, fraca ou forte, não estrague tudo”.

Emergências médicas – O socorro a quem passa mal vem em primeiro lugar. “O melhor é retirar a pessoa do local e da frente dos demais, para que ela não fique constrangida com a situação. Assim que ela esteja assistida, podemos voltar à festa, tranquilizar a todos sem muitos comentários e fazer a festa continuar. Quando ela sentir-se bem para retornar, poderá fazê-lo normalmente, sem grandes alardes”, sugere Gianine Luiza.

Ataques fora de hora à mesa de doces – Um dos imprevistos mais previsíveis em uma festa! “Algumas refeições demoram a ser servidas ou as pessoas precisam ir embora antes do seu final. Desde que o ‘ataque’ não seja antes da chegada e da foto com os anfitriões, o melhor é relaxar e deixar os convidados se servirem à vontade, afinal os doces são para eles mesmos!”.


(Por Mari Carla Polizello, para a Festa Viva Ed. 14 )

Nenhum comentário:

Postar um comentário